19 Anos

Instituto de Pesos e Medidas Completa 19 Anos de atuação em Roraima

O Ipem – RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), tem por finalidade exercer as atividades relacionadas com a metrologia legal, bem como a normalização, a qualidade e a certificação de produtos e serviços, respeitando a legislação federal.

Por meio das atividades do Ipem – RR, o Governo do Estado garante a proteção aos direitos do consumidor, proporcionando que sejam adquiridos somente produtos com peso certo, quantidade avaliada, e certificação de qualidade, através da presença do selo do Inmetro.

E ainda, assegura a justa concorrência entre os comerciantes, inibindo práticas comerciais desleais, através dos trabalhos de fiscalização em todo o estado.

Da criação

Criado em 16 de maio de 2003, o Ipem – RR é uma autarquia estadual, e órgão delegado do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Metrologia).

Suas ações são planejadas e realizadas em consonância com o órgão nacional, atendendo, assim, além de suas demandas estaduais, as ações especiais determinadas pelo Instituto Nacional.

Através de equipes técnicas de fiscalização, empenhadas no trabalho, o Instituto realiza operações rotineiras e especiais de fiscalização, diariamente em todo o Estado. Entre os instrumentos fiscalizados estão: Balanças, bombas medidoras para combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares de barreiras eletrônicas, cronotacógrafo, estabelecimentos que comercializam produtos têxteis, botijões de gás LP, material escolar, brinquedos, itens do período de páscoa (pesos e brindes), decoração natalina, entre outros materiais e instrumentos.

Skip to content